Atualmente as pessoas estão falando cada vez mais das profissões do futuro, geralmente os profissionais que ocupam esses espaços são todos chamados de programadores mas não é bem assim. A programação tem inúmeras vertentes desde o profissional que faz manutenção em um servidor onde são guardados suas informações até o profissional que desenvolveu a interface do rádio do seu carro. Por isso, hoje vamos falar de uma dessas vertentes, o desenvolvedor Web ou Web developer.
Última atualização - 19 de dezembro de 2022
Basicamente o desenvolvedor web é o profissional que cria e desenvolve os sites e aplicativos da web. Em uma empresa, a principal função de quem está ocupando esse posto é de receber o modelo do site dos Designers e escrever o código para que aquele site funcione como deve na internet, tanto em computadores como nos celulares.
Além disso, ele também é responsável por desenvolver aplicações na Web, como ferramentas ou redes sociais dependendo da demanda da empresa em que estiver trabalhando. Além disso, esses profissionais são separados em 3 categorias:
O Desenvolvedor Front end fica responsável pela parte da estruturação visual do website. Ou seja, a animação que você percebe quando clica em um botão ou quando o menu abre e te leva para uma nova página são realizações do Front end.
Lembrando que a função do desenvolvedor responsável pelo front end do website é diferente da função do Designer que fica encarregado de desenhar o estilo do site e como ele deve funcionar.
Apesar de ter algum conhecimento em linguagens de programação de Back end, os desenvolvedores Front end tem mais afinidade e geralmente trabalham com HTML, CSS e JAVASCRIPT.
Todos os sites que estão na web precisam de um servidor para se manter online e como o próprio nome sugere, a função do programador responsável pelo Back end é fazer essa comunicação funcionar.
Assim o desenvolvedor Back end trabalha para que as informações coletadas pelo website sejam armazenadas corretamente no banco de dados, para que os servidores do site suportem os seus visitantes e para rodar corretamente mecanismos por trás do site, como por exemplo o mecanismo de login que existe em diversos websites pela internet.
Da mesma forma esses desenvolvedores precisam dominar linguagens de back end como PHP e linguagens de bancos de dados como SQL e MySQL.
O desenvolvedor web full stack é o profissional capaz de lidar tanto com o front end quanto com o back end do site ou aplicação, ou seja, é capaz de atuar no desenvolvimento completo de um projeto.
Vale notar que no mundo da programação o termo Stack é utilizado para designar linguagens de programação, bancos de dados, frameworks, tecnologias voltadas à infraestrutura, bibliotecas e outras ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de softwares, sites ou aplicativos.
O salário do Desenvolvedor web pode variar de acordo com sua stack, experiência e empresa em que trabalha. Abaixo você pode conferir uma tabela com dados retirados do Glassdoor com a média de salários do Brasil
Vale lembrar que os salários informados no Glassdoor geralmente são salários brutos, ou seja, desses valores ainda é necessário deduzir os impostos e os valores que a empresa desconta para pagar benefícios.
Caso queira saber o valor que você iria receber efetivamente, você pode testar nossa calculadora de salário liquido.
Muitos acreditam que é necessária uma graduação universitária para se tornar um desenvolvedor web, entretanto, no mundo da programação o conhecimento é mais importante que o diploma. Com cursos online é possível aprender o suficiente para se tornar um desenvolvedor junior.
Entretanto não se engane, não será uma tarefa fácil, é preciso bastante conhecimento sobre a área que pretende atuar para começar a tentar algumas vagas, afinidade com HTML, CSS E JAVASCRIPT são essenciais.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ver isso!